quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sugestão de leitura

Sugestão de leitura





Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.


Sucesso absoluto de público e de crítica, A menina que roubava livros chegará ao cinema. O novo clássico do escritor australiano Markus Zusak permance há 280 semanas na lista de mais vendidos do New York Times. O sucesso no Brasil também perdura: são mais de 2 milhões de exemplares comercializados.
Com estreia prevista para 2014 nos Estados Unidos (segundo site IMDb), a adaptação será dirigida por Brian Percival (Downton Abbey). A inesquecível Liesel Meminger será interpretada pela atriz franco-canadense Sophie Nélisse, estrela do indicado ao Oscar Monsieur Lazhar. Geoffrey Rush (indicado ao Oscar por O discurso do Rei) e Emily Watson (Anna Karenina) viverão seus pais adotivos.
As filmagens começam nesse mês, em Berlim. A produção é de Karen Rosenfelt e Ken Blancato.
Querido aluno leitor leia o livro e deixe um comentário em nosso blog.





Sugestão de leitura



Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Podemos citar entre as principais obras :  O Saci (1921), O Marquês de Rabicó (1922), A Caçada da Onça (1924), O Noivado de Narizinho (1924), Jeca Tatuzinho (1924) e O Garimpeiro do Rio das Garças (1924),Reinações de Narizinho, entre outros.


Como sugestão da sala de leitura  indicamos o livro : “Reinações de Narizinho ”

Narizinho todas as tardes, gostava de passear com sua boneca Emilia pelo Ribeirão que passa no pomar do sítio. Certo dia, depois de dar comida aos peixinhos, como ela sempre fazia, conhece um besouro de casacão e o príncipe Escamado, príncipe rei do reino das Águas claras, é nesse momento que começa todas as aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo,  no qual, a menina e sua boneca são convidadas a conhecer o reino encantado do tal príncipe rei e nessa viagem elas se deparam com cada figura !!!


Lista de livros exigidos em alguns vestibulares


Lista de livros exigidos em alguns vestibulares
Universidade Estadual de Maringá

O Cortiço -Aluisio de Azevedo
Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos
Risco do Bordado- Autran Dourado
Laços de Família- Clarice Lispector
Uma Noite em Curitiba- Cristovão Tezza
Incidente em Antares -Érico Veríssimo
Alexandre e outros heróis -Graciliano Ramos
Antes do Baile Verde -Lígia Fagundes Teles
Melhores Contos -Lima Barreto
Papéis avulsos -Machado de Assis

LISTA UNIFICADA DE LIVROS EXIGIDOS NO VESTIBULAR DA  FUVEST
Lista de obras de leitura obrigatória para o FUVEST 2013
Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
Til – José de Alencar;
Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
O cortiço – Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras – Eça de Queirós;
Vidas secas – Graciliano Ramos;
Capitães da areia – Jorge Amado;
Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.


UEL _  Universidade Estadual de Londrina
Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª. edição)
As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz – Rachel de Queiroz
Espumas flutuantes – Castro Alves
São Bernardo – Graciliano Ramos
Papéis avulsos – Machado de Assis
Sagarana – Guimarães Rosa
O Primo Basílio – Eça de Queirós
O Planalto e a Estepe – Pepetela
Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente
Bagagem – Adélia Prado

UFPR
Universidade Federal do Paraná
Anjo Negro – Nelson Rodrigues
Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
Inocência – Visconde de Taunay (Alfredo d’Escragnolle Taunay)
Luciola – José de Alencar
Os Dois ou o Inglês Maquinista – Luís Carlos Martins Pena
O Bom Crioulo – Adolfo Caminha
Poemas Escolhidos – Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik)
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
São Bernardo – Graciliano Ramos
Urupês – Monteiro Lobato

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vinícius de Moraes

                                              Centenário de Vinícius de Moraes
Em 2013 comemoramos o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, poeta, compositor, jornalista e diplomata brasileiro.


Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Poeta do amor e da comunhão, participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes compositores do país. A vida, considerada por ele a "arte do encontro", tinha o sentimento de mistura e comunhão.
Vinícius de Moraes passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.
Diplomata de carreira, escandalizou a sociedade ao dar entrevistas cantando com um copo na mão. Em parceria com Tom Jobim, sua peça ‘Orfeu do Carnaval’, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ao ser transformada por Marcel Camus no filme ‘Orfeu Negro’. Mais tarde junto a Tom Jobim e João Gilberto criou a bossa-nova, um dos principais movimentos de renovação musical do Brasil. Entre os sucessos de Vinícius, destacam-se ‘Tarde de Itapoã’, ‘Garota de Ipanema’ e clássicos da MPB, como ‘Marcha da Quarta-Feira de Cinzas’, ‘Samba da Benção’ e outros. Vinícius de Moraes morreu aos 66 anos, em 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro, mas suas obras sobrevivem até hoje.
Qualquer que seja a análise feita da obra de Vinícius de Moraes, não se pode escapar das palavras "mudança", "evolução", "transição". Sua poesia, além de ser a encarnação do movimento e do transitório, elege a busca como motor primordial: do divino, da coisa ordinária, do homem concreto, do homem social, do homem banal, do amante e, sobretudo, da mulher. E na busca da mulher, das infinitas mulheres que se concentram e se desprendem de uma mulher, a afirmação do motivo principal: "mudança", "evolução", "transição". Poeta viril e terno, transcendental e carnal, caudaloso e contido, ele fez de sua obra o lugar do encontro e da despedida. Talvez, nenhum outro poeta personifique tão bem e ao mesmo tempo o apolíneo e o dionisíaco, tanto na obra quanto na vida: ao lado da sobriedade e da lucidez já bem precoces, surge e cresce o espírito da embriaguez e da entrega total, em nome da reflexão e da vitalidade que reinam em sua poesia. Enfim, não importa que Vinícius parta do etéreo para chegar ao real, o que mais vale em sua obra é a busca da fusão com a vida.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/1660809-vin%C3%ADcius-moraes-vida-obra/#ixzz2M9poXlyY





Ternura

Vinícius de Moraes


Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar
                                                                     [ extático da aurora.

Texto extraído da antologia "Vinicius de Moraes - Poesia completa e   prosa", Editora Nova Aguilar - Rio de Janeiro, 1998, pág. 259.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ser feliz sempre...


    Manual da felicidade

    
Saúde:
1.  Beba muita água
2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;
3.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
4.  Arranje tempo para orar;
5.  Jogue mais jogos;
6.  Leia mais livros do que leu em 2012;
7.  Fique em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
8.  Durma 8 horas por dia;
9. Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia, e enquanto caminha sorria. 

         Personalidade:

10.  Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
11.  Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;
12.  Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;
13.  Não se torne demasiadamente sério;
14.  Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
15.  Sonhe mais;
16.  Inveja é uma perda de tempo. Tem tudo que necessita....
17.  Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
18.  A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie.
19.  Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
20.  Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
21.  Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
22.  Sorria e gargalhe mais;
23.  Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância; 

       Sociedade:

24.  Entre mais em contato com sua família;
25.  Dê algo de bom aos outros diariamente;
26.  Perdoe a todos por tudo;
27.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
28.  Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia;
29.  Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
30. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantém contato com eles. 

          A Vida:
 31.  Faça o que é correto;
 32.  Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;
 33.  DEUS cura tudo;
 34.  Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará...
 35.  Não interessa como se sente, levanta, se arruma e aparece;
 36.  O melhor ainda está para vir;
 37.  Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça.
 38.  Mantenha seu coração sempre feliz. 

A Sala de Leitura fazendo um Rio de Leitores

Bem-vindo! Navegue com a gente! Destinamos este espaço ao compartilhamento de experiências com leitura e formação de leitores realizadas pelos regentes da Sala de Leitura " Mundo da Leitura"  MABD . Coloque sua mensagem em uma "garrafa" e em breve as "águas do mar" da Internet farão ela chegar até o seu destino...

Este ano os responsáveis pela sala de leitura são : Professora Eliana Cruz e Professor Rodrigo Santana .


Com grande felicidade a sala de leitura está esperando sua visita para lhe mostrar um mundo de sonhos!


Que 2013 seja um ano de grandes realizações em sua vida...


Não podemos esquecer de Drummond...


RECEITA PARA UM ANO NOVO...

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Carlos Drummond de Andrade

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Editorial


"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler."
(Ziraldo )





A cada dia a quantidade de informações lançadas à sociedade se torna mais intensa, porém a informação por ela só nunca se tornará perene, duradora, e aí chegamos  a um ponto crucial na construção de uma sociedade que busca, sabe e vive seus direitos e cumpre seus deveres: Não se constrói uma sociedade que tenha os predicados acima citados, apenas com informações passageiras, lançadas ao vento, porém, certamente conseguiremos construí-la com  conhecimento duradouro e perpétuo.


Sendo assim, a E.E. Prof.ª Maria Ângela Batista Dias, abre as portas da Sala de Leitura a todos que conosco se interessarem em construir sua vida sobre um sólido alicerce que dificilmente ruirá: O Conhecimento.


A E.E. Maria Ângela Batista Dias tem como Diretora a Professora Rosana C. Thomé Roça, Vice Diretora a Professora Edmara Bazzo e Professoras Coordenadoras Priscila Gargel Nunes – Ensino Médio e Rita de Cássia Bueno de camargo – Ensino Fundamental,como Professora Mediadora Rosana Aparecida Carvalho de Souza Oliveira.  A Sala de Leitura terá como Professores responsáveis  Eliana Aparecida da Cruz Sousa e Rodrigo Santana. 


Lançamos o convite e nos dispomos a ajudá-lo a procurar e encontrar o mais rico tesouro entre as palavras dos muitos livros, revistas, jornais... existente em nossa sala de leitura.  Temos como outro objetivo te contagiar e fazer com que você contagie outros e ao fim de tudo, veremos que ao correr pelo caminho do conhecimento, teremos escolhido o melhor caminho.